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terça-feira, 26 de julho de 2011

Guia Druida Resto

Atualizado para a versão 5.0.4

Escrito por Tekion@Gurubashi.


Sempre que acontece uma mudança drástica, como uma expansão, por exemplo, as primeiras dúvidas que afetam todas as classes são – onde coloco meus pontos de talento, o que mudou, qual rotação irei usar – e quase sempre temos a impressão que nossa classe foi nerfada, enquanto todas as outras foram bufadas. Mas nem sempre é assim. No MOP, por enquanto (e não podemos esquecer, muita coisa pode e irá mudar conforme o MOP é implementado), o Druida Resto teve sorte – não perdeu nenhum spell, e ainda ganhou outros.

1-Talentos:
Cada tier de talentos oferece 3 escolhas.

Tier 1 oferece talentos que melhoram sua capacidade de movimentação.

Tier 2 oferece talentos que melhoram sua capacidade de cura.
  • [Nature\'s Swiftness][Rapidez da Natureza] é um spell do tipo “cooldown” que torna seu próximo Cyclone, Entangling Roots, Healing Touch, Nourish, Regrowth, Hibernate, ou Rebirth instantâneo e sem custo de mana, além de aumentar sua potência e duração em 50%. Agora, pode ser usado em Bear Form também.
  • [Renewal][Renovação] é um “self-heal” de 30% de sua vida máxima, com 2 minutos de cooldown. Outro talento que parece voltado para o PVP.
  • [Cenarion Ward][Proteção Cenariana] um buff-heal que o druida pode colocar em um aliado por 30 segundos. Quando esse aliado leva dano, o Cenarion Ward ativa um HoT de 6 segundos, helando-o no processo.
  • [Nature\'s Swiftness][Rapidez da Natureza] continua sendo uma boa escolha para heals de emergência.
  • [Cenarion Ward][Proteção Cenariana] costuma ser utilizado por healers de tanks, ou em lutas que determinado jogador vai levar um dano perigosamente alto.

Tier 3 oferece talentos que melhoram sua capacidade de controle de adversários.

Tier 4 oferece talentos que aperfeiçoam outras habilidades.

Tier 5 oferece talentos que melhoram sua capacidade de controle de adversários.

Tier 6 oferece talentos que afetam seu modo de jogar.
  • Heart of the Wild aumenta sua Stamina, Agility, and Intellect em 6% . Adicionalmente, com 6 minutos de cooldown, permite que você use habilidades fora de sua especialização, por 45 segundos:
    • em Cat Form, aumenta sua Agility, Expertise, e Hit ;
    • como Balance, aumenta seu Spell Damage e Hit , e reduz o custo de mana de seus spells de dano em 100%;
    • o em Bear Form, aumenta sua Agility, Expertise, Hit, e armor, deixando você imune a críticos e habilitando o uso de Vengeance.
  • Dream of Cenarius automaticamente dá um bônus de cura a cada vez que você dá dano, ou um bônus de dano a cada vez que você cura:
  • [Wrath][Ira] and melee spells aumentam o heal de sua próxima cura, exceto Tranquility, em 30%.
  • [Nourish][Nutrir], [Healing Touch][Toque de Cura], and [Regrowth][Recrescimento] aumentam o dano de seu próximo Moonfires ou duas habilidades de melee em 65%.
  • [Nature\'s Vigil][Vigília da Natureza] com um cooldown de 3 minutos, aumenta toda cura em 20% e dano em 30% por 30 segundos. Enquanto [Nature\'s Vigil][Vigília da Natureza] estiver ativo, todo spell de cura “single target” dá um dano em um inimigo próximo de 25% do total de heal proporcionado, e todo dano dado vai curar um aliado próximo com 25% do dano causado.
  • Até o momento, as preferências estão entre [Heart of the Wild][Coração das Selvas] ' e [Nature\'s Vigil][Vigília da Natureza].

2- Glyphs
O sistema de glyphs foi radicalmente alterado, como uma rápida olhada no seu char pode mostrar. Só a prática vai mostrar o valor dos novos glyphs, mas pelo uso no Beta, os mais promissores parecem ser:


E o glyph que é o único realmente obrigatório para raids:
[Glyph of Rebirth][Glifo de Renascimento] permite que seu [Rebirth][Renascimento], ressuscite um aliado com full life, evitando que ele morra novamente nos momentos seguintes por dano acidental.
Interessante é o novo [Glyph of Stampeding Roar][Glifo de Estouro da Manada] quer aumenta o range do seu [Stampeding Roar][Estouro da Manada] em 30 jardas. Se seu grupo de raid precisa dessa habilidade, esse glyph pode ser uma excelente escolha.

3- Novas habilidades.
Três das novas habilidades são:

4- Rotação
Como não perdeu nenhum spell, não houve grande mudança entre a rotação usada no Cataclisma e a atual, de início de MOP. Apenas deve-se ter o cuidado de inserir as novas habilidades recebidas nas situações em que forem necessárias.


5 - Stats

Mais importantes, em ordem:
  • Intellect – sempre em primeiro lugar.
  • Haste Rating – até atingir o soft cap – 2005, o que renderá alguns ticks a mais nos hots. Acima disso, só vale a pena investir em haste se atingir os 2780, marca muito difícil de ser conseguida atualmente.
  • Spirit – o suficiente para você se sentir confortável com sua regeneração de mana em combate.
  • Mastery Rating – com influência direta sobre o bônus de harmony, aumentando a potência dos hots e direct heal.
  • Critical Strike Rating – o menos influente dos stats, já que a cura do druida não é baseada em críticos, mas em constância.

15 comentários:

  1. Muito instrutivo.
    Poderiam fslar sobre os talents? Tem havido muita discussão sobre a distribuição dos pontos.

    Monolith - Area 52

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  2. Monolith, estamos preparando um material sobre a parte de talentos e logo atualizaremos esse post.

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  3. O melhor guia sobre resto desde que saiu o Cataclysm. O rendimento da minha mana melhorou muito, mesmo em pugs.

    Sherbear

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  4. BLZ! Muito bom.
    Estava meio perdido mesmo, procurando algum guia. Vai ter de druida feral ou balance também?

    Gafanhoto

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    1. Já estamos vendo o de Balance, feral talvez demore um pouco. ABS.

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  5. "Reduces cast time, lowers the GCD, and can give extra ticks on HoTs. The 1st Haste cap is hit at 12.5% and provides extra ticks to Rejuvenation, Tranquility, Lifebloom, and Wild Groth" Isso é dito no Noxx...
    Tem certeza q no 5.0.4 precisa ainda dos 2005?, 2005 equivale a 16% de Haste, no Noxx diz q é melhor ficar em 12.5% ou chegar 21.4%, o resto é perda de Haste....
    Estaria isso correto?

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    1. Sim, uma coisa que ele não colocou nesse guia foi exatamente o 12,5% e o 21,4% que você colocou aqui agora. Esse guia dele está seguindo a ideia de colocar um cap entre os dois valores que você colocou.
      Eu vejo muito isso parecido com fire mage que também tem caps de haste, eu acho que no caso de você deixar em 12,5% só o seu cast vai ser lento... 2005 é o mínimo para se ter...
      Acho que é mais ou menos isso, eu vou começar a jogar de druid healer no MoP também e aí vou poder falar melhor sobre o assunto. Vou perguntar para o Tekion e qualquer coisa melhoro o guia.

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  6. Entendo.... 2005 me dá o cast rápido, mas os tick são do 12,5% certo?

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  7. 12.5% seria o haste mínimo aceitável.
    O ideal, segundo o http://www.icy-veins.com é 2005 de haste (equivalendo a 16%):

    "Haste Rating is important because it lowers the cast time of your heals and, more importantly, it increases the number of ticks from your various healing over time spells. It also lowers your global cooldown, bringing it closer to the desired 1 second global cooldown, which benefits all of your instant cast spells.

    As we will see below, there are two haste values of interest, which we call soft haste caps. After each cap, the value of Haste Rating drops below that of all other secondary statistics and remains so until your gear enables you to reach the next cap. Therefore, you must avoid having your haste somewhere between two caps. The most powerful cap is the 2005 Haste Rating soft cap".

    Tekion

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  8. No mesma página do http://www.icy-veins.com há uma tabela explicando a diferença entre 12,5 e 16% de haste, levando em conta ainda a existência ou não de +5% Spell Haste Raid Buff.

    Tekion

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  9. "nossa classe foi nerfada, enquanto todas as outras foram bufadas" - é muito bom!

    Ótimo manual. Aguardando o de feral e balance.

    Sherbear

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  10. Muito bom o tutorial,mas acho que deveria dar umas dicas de rotação de feitiço e principalmente agora que tá tudo mais confuso,só que mais facil tmb


    Thephany- Gallywix

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    1. Continua a mesma coisa...SEMPRE manter a Simbiose ativa, Espalhar Rejuv, manter o Brotar da Vida no Tanker, se tiver 3 player com Rejuv usar o Nutrir para curar, se procar a graça da Natureza usar uma cura mais forte (Toque de cura ou Recrescimento), crescimento silvestre se o grupo estiver tomando dano, Rapidez da Natureza com Toque de Cura se a coisa apertar.

      E lembrar dos CDs (Tranquilidade, Encarnação e Vigília da Natureza)

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  11. Atualizando - com o patch 5.1, o novo soft cap de Haste é 3043, que não é difícil de atingir com o gear disponível em RF e itens de reputação com facções.

    Tekion@Nemesis

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